Dicas para receber em casa

Já passou alguns perrengues quando recebeu visitas? Têm dúvidas sobre quais cuidados deve ter ao receber alguém? Já ficou perdida? Não sabe nem por onde começar??! Ai meu Deus! rs Calma aí, porque nesse post compartilharei com você algumas dicas que eu aprendi e que me ajudaram muito!

Vamos lá??!!

  • Entenda quem são seus convidados

Imagina só, seus convidados são vegetarianos e você serve carne? Têm intolerância a lactose e você serve pizza de quatro queijos? – Obs.: essa sou eu, porque passo mal com pizza quatro queijos rs.

Imagina também se seus convidados gostam de dormir cedo (no caso da janta) e você demora para servir os pratos? Ou, têm filhos e você só faz refeições mais adultas e sem atividade nenhuma para a criança se distrair?

Compreender quem são seus convidados é muito importante! Perguntar se eles têm alguma restrição alimentar como intolerância a glúten ou lactose, alergias, dietas, etc. Acredito que isso demonstra preocupação e cuidado.

Pensar se eles têm filhos, porque não deixar alguns lápis e papéis na sala, ou a TV ligada? Fazer um lanchinho?

Se pergunte também quais os hábitos de seus convidados, se gostam de dormir cedo ou tarde, porque assim você consegue decidir o horário – manhã, tarde, noite? às 19:00 ou 21:00?

Elas se sentiriam à vontade com mesa posta? Ou será um constrangimento?

Resumindo, investigue (rs) o que eles podem e gostam de comer, avalie o estilo das pessoas para personalizar sua recepção. Tenho certeza que só com esse tópico aqui, você já conquistará seus convidados e irá presenteá-los com um momento único!

  • Escolha o cardápio

Pronto, já entendeu seus convidados? Agora bora lá planejar! Eu amo planejamento e acredito que com isso você se torna mais organizada e isso te dá muitas vantagens como economia, eliminação de possíveis erros e tranquilidade. Bom, faça seu convite pelo menos uma semana antes assim, você terá tempo suficiente para planejar.

Escolha o cardápio de acordo com a quantidade de pessoas, o horário e estilo da recepção. Por exemplo, você receberá 20 convidados e não quer gastar muito e nem passar horas na cozinha. Uma solução seria servir fingerfoods (petiscos), nesse caso pense quanto tempo antes você deve começar os preparos, se tem espaço suficiente na mesa e qual a quantidade de comida e variedade de petiscos você servirá.

  • Faça um planejamento simples

Primeiro, pensa no cardápio – Pode usar o Checklist que eu fiz. Com isso, você consegue se organizar em quais travessas usará, talheres, pratos, etc. Por exemplo, você quer fazer a noite do cachorro quente: tenho guardanapos suficientes? Onde servirei, no papel ou prato? Coloco os igrendientes separados e cada um se serve? Se sim, onde coloco? Tenho petisqueiras suficientes para cada um dos  ingredientes do cachorro quente? Onde compro ou quem pode me emprestar? Onde você colocará tudo isso? Num aparador? Em cima da mesa mesmo?

Pessoal, acreditem…perguntas como essas farão vocês se livrarem de uns perrengues rsrs.

  •  Deixe as pessoas à vontade

Alguns convidados sentem vergonha! Sim, verdade! Você mesma nunca sentiu vergonha de falar que o ventilador estava muito forte, ou perguntar de um banco para sentar ou da sua barriga roncando porque a comida esta demorando? Então, vamos facilitar a vida dos convidados? rs

Quando seu convidado chegar, cumprimente, mostre o sofá ou cadeiras e ofereça para sentar, ofereça um lugar para colocar as bolsas e pergunte se esta muito frio ou muito calor. Importante também avisar onde é o banheiro e deixar na sala uma jarra com água e petisquinhos (ou bolachas) caso o convidade esteja com muita fome. Claro, mostra para ele/ela que isso estará disponível o tempo todo.

Ah, importante avisar caso a torneira da pia do banheiro esteja quebrada ou a porta sem tranca ou emperrada (por exemplo), porque esses tipos de avisos evitarão desconfortos.

Ah! Caso você receba convidados que não se conheçam, antes de qualquer inicio de conversa ou refeição, melhor apresentar as pessoas. Certo?

  • Por que não uma decoração extra?

Cheirinho gostoso na sala de aromatizadores ou velas perfumadas e flores trazem um ar mais gostosinho e cheiroso. Eu amo esses tipos de coisas porque acredito que cheirinho bom afeta nossos sentidos e transmite tranquilidade.

Velas, mesmo não aromatizadas, na mesa em um jantar pode transformar seu jantar em um momento ainda mais especial! Imagina, jantar a luz de velas?

Dependendo da sua recepção e seu objetivo você pode até partir para decorações mais personalizadas como plaquinhas para indicar as comidas, decoração natalina, toalha xadrez para tema noite do cachorro quente, etc.

  • Banheiro!

Pessoal, não se esqueçam do banheiro! Pensando no conforto do convidado verifique se no seu banheiro têm toalha de rosto limpa e seca, papel higiênico e sabonete líquido. O sabonete líquido é o mais indicado e também eu sempre aconselho a deixar um papel higiênico e uma toalha de rosto extra em algum canto do banheiro.

Outro conselho é deixar vela aromatizada ou spray de bom ar caso o convidado precise e também para que o banheiro fique cheiroso. Evite deixar itens pessoais seus em cima da pia (por exemplo).

  • Começar a recepção logo no primeiro convidado

Eu sempre tive essa dúvida, se eu esperava todos chegarem ou já começa o serviço. Depois de pesquisar muitas blogueiras desse assunto, cheguei a essa conclusão aqui como já diz o título, rs. Você pode começar a servir os petiscos (por exemplo) logo no primeiro convidado.

  • Lembre-se de você mesma (o)!

Gente, quantas vezes recebi amigos ou família, e a correria foi tanta que eu esqueci de mim rs. Bom, acredito ser muito importante você tirar um tempo para você antes de receber alguém. Tome um banho tranquila, se arrume bem calma e relaxa. Sabe por quê? Porque você estava ali na correria para arrumar tudo, preparar a refeição, a casa, banheiro e tudo mais, que quando a visita chega, você ainda esta agitada e talvez não curta tanto o momento quanto poderia.

Apenas um lembrete, certo? Você também é importante!

  • Última dica e não menos importante!!! Aproveite!!!

Sim, pessoal. Aproveita e curta o momento. O que der errado você dá risada e leva como boas e engraçadas lembranças. O que não deu tempo de fazer, não deu mesmo, esquece rsrs. Relaxa e apenas faça daquele momento com as pessoas que você ama ser inesquecível. Combinado?

Para finalizar, uma foto de uma das mesas postas que eu fiz e postei no Instagram! Fiquem de olho por lá porque sempre têm fotinhas super legais! 😀

01

De coração, espero que tenham gostado e que ajude vocês! Deixe aqui nos comentários ou nas redes sociais Instagram ou Facebook o que vocês acharam. Combinado?! Estou ansiosa para saber sua opinião. 🙂

Instagram: @ester.ternero

Facebook: Ester Ternero

Um beijo e até a próxima!!!

Anúncios

Um comentário em “Dicas para receber em casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s